quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Moda para o Dia das Crianças

Público infantil já responde por 15% da venda de vestuário no Brasil.
A moda infantil no Brasil representa 15% da venda de vestuário e estima-se que 80% das crianças brasileiras exercem influência sobre os pais no momento da compra. Atentas às necessidades e exigências deste mercado promissor, as empresas da região investem em produtos de qualidade, priorizando também criatividade e conforto, para obter êxito entre o público infantil.
Trick Nick - A marca de confecção infantil Trick Nick, do grupo de indústrias têxteis Rovitex, de Luiz Alves/SC, vem fazendo investimentos em marketing e fortes avanços tecnológicos na linha de produção para assegurar à confecção infantil moda e conforto em níveis altamente elevados de qualidade.
“Ampliamos nosso mix infantil para ganhar mercado e teremos também neste segundo semestre produtos licenciados Looney Tunes, com 19 lançamentos de artigos femininos do Piu Piu e masculinos do Taz e Pernalonga. Estes personagens são um sucesso entre a garotada, o que será uma ótima opção também para os nossos clientes”, afirma a diretora de marketing do grupo, Dayana Nicolle Rambo.
A nova coleção alto-verão 2009 que a Trick Nick lança ao mercado apresenta 99 artigos para meninos e meninas. Os destaques ficam por conta dos inéditos acessórios da marca para as férias e volta às aulas. São bolsas, mochilas de costas e também com rodinhas, todas com estampas personalizadas e puxadores emborrachados. Nas opções femininas da Nick, destaque para os bordados e aplicações de lantejoulas e strass.
Os novos modelos trazem também brindes sem custo adicional nenhum. Nas confecções femininas acompanham pulseiras, prendedores de cabelo, tic-tac ou colares e para os meninos chaveiros, adesivos ou tatuagens.
Zig Zig Zaa - A Zig Zig Zaa, da Malwee Malhas, que acaba de completar um ano, além de tratar a criança como criança também auxilia no processo de desenvolvimento dos pequenos, contribuindo para que se tornem adultos mais bem preparados no futuro. Em cada coleção são trabalhados um tema estilístico, voltado para a criação estética da roupa, e um tema pedagógico, recomendado pelos especialistas para as diferentes fases da infância.
Além disso, as palavras estampadas nas peças são inseridas também em Braille através de técnica de estampa em relevo, promovendo maior integração.
Para estimular adequadamente o desenvolvimento das crianças, a coleção é dividida por fases. Assim, a primeira fase, voltada para atender as necessidades específicas dos pequeninos de 1 a 3 anos, trabalha com temas que reavivam nossa memória cultural e estimulam a brincadeira. Texturas, aromas, detalhes que abrem e fecham, apliques que podem ser colocados e retirados pela criança, guizos, entre outros detalhes cuidadosamente estudados, proporcionam diferentes formas de interação e estímulo.
A segunda fase é dos quatro aos seis anos, momento no qual eles se vêem cheios de “porquês?” e “como?”, tentando desvendar o mundo. Por isso, as roupas trazem informações que ajudam a desenvolver o raciocínio enquanto a criança brinca com as peças. Além de tudo isso, a roupa oportuniza elementos de integração e brincadeira entre pais e filhos.
Carinhoso - A LMG Roupas Ltda, empresa que detém a marca Carinhoso, produz aproximadamente 300.000 peças mês, somente desta marca. A empresa procura adequar as tendências mundiais da moda infantil à alegria das crianças do Brasil. Dessa mistura, nascem coleções coloridas e divertidas que combinam perfeitamente com a infância.
As coleções também se diferenciam pelos acabamentos de costura, detalhes em apliques, bordados e estamparia, processos de lavanderia diferenciados, acabamentos artesanais e cores.
Na coleção de lançamento da Carinhoso Baby, extensão da marca Carinhoso, as peças femininas ganham motivos de florais miúdos em cores doces, dando um ar romântico às leggings e aos tops. As listras coloridas ganham espaço nos bodies e camisetinhas, podendo formar várias opções com os modelos também lisos.
Já para os meninos, a coleção valoriza estampas de um mundo marinho rico repleto de vida e diversidade. Num universo colorido e alegre, o personagem de um menino com o seu carrinho dão vida a camisetinhas e bodies.
PUC - A PUC, da Cia. Hering, faz uma viagem à Amazônia e traz inspiração ecológica para a sua campanha de primavera, clicada por Henrique Gendre. Para aguçar a consciência ambiental da garotada, a marca infantil também lança a linha “Planeta PUC”, composta por peças produzidas em algodão orgânico, cujas fibras são cultivadas com manejo sustentável, ou seja, utilizando pouquíssimos processos químicos, em sintonia com o meio ambiente.
Na linha voltada para os bebês, duas estampas bem criativas se destacam. As frases “Capelinha de Melão é de São João”, da popular cantiga de roda, e “guaraná, suco de caju, goiabada”, da divertida música de Tim Maia, vão agradar os papais e mamães mais nostálgicos. E nas estampas, mais diversão pras crianças, com muitas folhas, flores e frutas pras meninas e símbolos de aventura, camuflados e animais selvagens para os meninos.
Cativa Têxtil – Na Cativa Têxtil, cada peça carrega consigo temas que remetem aos mais divertidos e animados momentos da infância. Todas seguindo o gosto da garotada e pesquisas de tendências, essenciais para o sucesso dos produtos. Atualmente, coleções infantis representam 20% do faturamento total da empresa, dentro de metas estipuladas a cada coleção.
Para o licenciado Tom and Jerry, por exemplo, o mote da coleção atual é radical com destaque para o skate, os esportes urbanos e as aventuras. Modelagens tradicionais ganham diferencial na estamparia. “É uma forma de brincar e promover a criatividade tão comum nos personagens que dão o nome às roupas”, afirma a estilista responsável pela criação da linha infantil masculina de Tom and Jerry na Cativa, Juliete Floriani.
Para a próxima coleção com foco nas crianças, a Cativa traz novidades em licenciados. A Disney é a nova parceria da companhia têxtil de Pomerode, que trabalhará a Turma do Mickey e a Fada Sininho. Personagens históricos e conhecidos mundialmente passarão a figurar em peças diversas, nas mais variadas coleções anuais, todas produzidas exclusivamente pela Cativa para atender ao público brasileiro. Os novos licenciados prometem muita diversão para a garotada e também para os adultos, já que algumas peças também focarão este público.
Moda infantil também no quarto da garotada: A Teka – uma das maiores fabricantes de artigos de cama, mesa e banho da América Latina – em parceria com a DreamWorks, os mesmos criadores de Shrek e Madagascar, apresentam com exclusividade a linha completa do desenho animado Kung Fu Panda. Composto por jogos de cama, cobreleitos, colchas, toalhas de banho, recreio e de praia, os produtos licenciados trazem toda a irreverência do urso panda Po, que se torna um mestre das artes marciais, e de seus companheiros nas estampas especiais e diferenciadas desta Coleção.
Totalmente coloridos, os itens são produzidos em 100% algodão e macios ao toque, pois apresentam um conceito de tecnologia que proporcionam muito conforto e durabilidade. Os desenhos são focados tanto para meninas e meninos, a linha feminina destaca variados tons de rosa e vermelho. Para os garotos, as ilustrações imperam nos azuis, amarelos e verdes. Tudo muito alegre e divertido, mostrando-se a solução perfeita para a decoração do quarto, uma vez que os produtos se coordenam.
Etiquetas para crianças: Percebendo o crescimento do mercado de vestuário infantil, a Tecnoblu decidiu dedicar uma edição exclusiva para esse mercado potencial e preparou o primeiro Book para o público infantil. A contratação de uma equipe especializada com o direcionamento nas matérias-primas e nos processos de fabricação das peças também foi fundamental.
Como inovação e criatividade são grandes diferenciais da Tecnoblu, a viagem da empresa dessa vez foi pelo mundo da imaginação. Os tags viram "brinquedos" e estão lúdicos e interativos, as etiquetas estão mais coloridas e atraentes e os apliques mais leves.
Todas as peças apresentam influências conceituais para a galerinha que está sempre antenada. A equipe de criação “mergulhou” fundo no universo da fantasia e sabe qual foi resultado? Tags porta chupeta, tagscom giz de cera para pintar, etiqueta emborrachada com relevo para aflorar os sentidos, tags que viram um fantoche, entre muitos outros.
Características da infância e sua relação com as roupas conforme a faixa etária:
1 Ano - Período de descoberta de si e dos outros. A criança aprende a reconhecer o mundo com a ajuda de texturas, cheiros, sons, tamanho, profundidade e flexibilidade.
- Desenvolvendo a motricidade, a criança é capaz de empilhar cubos, de pegar e entregar um objeto para alguém.
- Começa a entender o significado das expressões: bater palmas, dar adeus.
- Respondem ao seu nome. Expressam a linguagem nomeando objetos e pessoas próximas. Na tentativa de imitar os adultos, muitas falam jargões.
- No vestuário, a criança ainda não é capaz de manipular botões e laços, por isso, é importante que as roupas sejam confortáveis para diminuir o estresse.
- Abandono de fraldas e mamadeiras e começa a cooperar com a pessoa que a veste.
2 Anos - Afirmações, valores e comportamentos dos adultos acabam influenciando, de forma significativa, na construção da identidade das crianças.
- Esta é a fase do desequilíbrio em relação à personalidade, pois é uma fase de transição (fase da onipotência).
- Quanto ao vestuário, é uma fase ruim de mudanças, pois só aceita aquilo que está acostumada.
3 Anos - Surge o jogo de imitação e do ‘faz de conta’, atribuindo vida aos objetos e, tendo, ainda, o adulto como exemplo e modelo.
- Fase do equilíbrio em relação à personalidade, aceita sugestões.
- O vestir-se se modifica, devido ao progresso de saber desabotoar. Dependendo do humor, tentam se vestir com menos ajuda dos adultos, mas ainda não conseguem distinguir a frente das costas.
4 Anos - O vocabulário vai se ampliando numa estreita relação com o meio estimulante. A linguagem é normal, sem nenhuma dislalia.
- As diferenças entre menino e menina começam a se evidenciar.
- A criança é capaz de alternar os pés ao descer as escadas, reconhece e nomeia as cores.
- Ela já consegue se vestir com mais facilidade, mas, mesmo assim, ainda encontra dificuldade com algumas peças.
5 Anos - A criança é curiosa, faz muitas perguntas. Fase dos ‘porquês?’, do ‘como?’ e do ‘conta outra vez!’.
- A criança é capaz de copiar um círculo e um quadrado de um modelo.
- Ela pode pular em um pé só e andar de bicicleta.
- Desenvolve senso críticoe passa a ter um entendimento da realidade ampliado.
- Ela já consegue se vestir com mais facilidade, mas, mesmo assim, ainda encontra dificuldade com algumas peças.
6 Anos - A criança encontra satisfação no resultado, por isso, essa fase destaca a maior familiaridade com montagens, com a arte e a música.
- É capaz de coordenar movimentos alternados. Tem condições de reconhecer direita e esquerda.
- O vestir-se já é consciente e autônomo. Começam a esboçar afinidades com peças e modelos especiais.
Os momentos descritos apenas demonstram um padrão geral de desenvolvimento psicopedagógico. Os dados correspondem a uma análise responsável de diversos profissionais que entendem e respeitam a infância.

Fonte: Revista Fator

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